Osteopatia na Gestação

Osteopatia - ObstétricaOs cuidados começam antes do parto.

Saiba como a osteopatia na gestação pode ajudar você futura mamãe:

A gestação é um período de mudanças, um período de transformação, tanto físicas quanto emocionais. Por isto neste período é comum que diferentes sintomas apareçam, os mais comuns são dores lombares, lombo-sacras, ou ainda dores irradiadas para a região posterior da coxa (ciatalgia). Além destes sintomas, podem ocorrer alterações viscerais, como má digestão ou mudanças do funcionamento intestinal. E por último, é um período de transição, onde os níveis de estresse costumam aumentar, levando a ansiedade e irritabilidade.

Todos esses sintomas, embora considerados comuns, prejudicam a vivência destas mulheres com a gestação, e por isso não devem ser negligenciados.

Por isso a Osteopatia é indicada sim ao período gestacional, oferecendo técnicas adequadas para cada fase da gestação, diminuindo os sintomas e permitindo uma melhor vivência deste período tão importante.

Para entender como a Osteopatia pode ajudar, vamos entender porque estes sintomas podem acontecer.

Imagine seu corpo como uma unidade, todos os seus componentes (articulações, músculos, nervos, órgãos) trabalham em conjunto, e todos os dias eles procuram estar em equilíbrio. Mesmo quando alguma coisa interfere neste conjunto, como uma queda, um acidente, a má alimentação, má postura, o estresse, o seu corpo continua lutando para encontrar seu equilíbrio, e na maior parte do tempo ele encontra. Isso quer dizer que mesmo com alterações sofridas em nosso dia a dia, nosso corpo consegue se equilibrar, sem apresentar sintomas, como a dor.

Porém durante a gestação o corpo da mulher passa por mudanças expressivas, seu bebê cresce a cada momento, e seu corpo prepara-se para ele, o útero cresce modificando o posicionamento de seus órgãos, seu centro de gravidade muda, sua postura se adapta, sua coluna, pelve, e outras articulações se adaptam, sua produção hormonal muda, assim como todo seu metabolismo. É de se imaginar que com todas essas alterações o corpo não consiga manter seu equilíbrio intocado, sem que nenhum sintoma, ou indisposição, apareça.

Então qual será o papel do Osteopata durante a gestação?

Através da avaliação osteopática, é possível identificar pontos desta unidade, que não tem sua função preservada, uma articulação que não se move adequadamente, uma tensão muscular, ou uma região do intestino que não se movimenta bem por exemplo. A partir daí, é realizado técnicas manuais, respeitando cada fase gestacional, para normalizar estas regiões, facilitando assim que o corpo da gestante consiga encontrar seu melhor equilíbrio, mesmo diante destas enormes mudanças, diminuindo as dores e outros sintomas. A este tratamento ainda podem ser executadas técnicas que favorecem o relaxamento, melhoram o sono, permitindo a mulher uma melhor qualidade de vida, e principalmente possibilitando a vivência a sua gestação.