Artigos

5 fatos que você precisa saber sobre a Osteopatia:

a-osteopatia-5-coisas-que-você-deve-saber-sobre-osteopatia5 fatos rápidos sobre Osteopatia

Saiba agora 5 fatos importantes sobre a Osteopatia.

A Osteopatia é uma Filosofia de Compreensão, Diagnóstico e Tratamento de alterações que o corpo possa apresentar, uma terapia com visão holística, onde se busca compreender todos os mecanismos fisiológicos que levam o corpo a apresentar um sintoma, sendo possível assim intervir nestes, utilizando da terapia manual e seus efeitos. Esta forma de abordar a doença respeita a capacidade do corpo na busca do equilíbrio, sendo assim pode ser aplicada em diferentes contextos na relação entre saúde-doença.

 

Conheça mais sobre o assunto:

 

1-  A Osteopatia foi criada em 1874 pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still.

Embora muitas pessoas acreditem que a osteopatia trata-se de um método novo, ela foi idealizada no final do século 19, e desde então difundiu-se pelos EUA, e países europeus, até chegar ao Brasil.

2- O método Osteopático compreende numa Filosofia ou Abordagem de Tratamento, e não um conjunto de técnicas a serem aplicadas.

Desde sua criação o foco da Osteopatia sempre foi o modo diferenciado de olhar para o paciente, e entender como sua enfermidade aconteceu, as técnicas utilizadas pelo Osteopata são suas ferramentas de trabalho, utilizadas para atender a esse objetivo. Saiba mais aqui.

3- Para o tratamento o Osteopata utiliza de técnicas manuais.

As ferramentas utilizadas no tratamento são sempre as mãos, assim o Osteopata possui um leque de técnicas que podem ser utilizadas em diferentes casos, com objetivo de melhorar a mobilidade de diferentes tecidos corporais, como articulações, músculos, fáscias e vísceras. A escolha das técnicas podem variar de acordo com a necessidade do paciente, as preferências do profissional, ou até a escola em que ele foi formado, mas o que realmente importa é que o objetivo do tratamento é sempre o mesmo, auxiliar o corpo em busca de seu próprio equilíbrio. Você pode ler mais sobre o Tratamento com a Osteopatia.

4- Um dos princípios primordiais da Osteopatia é a AUTO CURA.

A filosofia da Osteopatia baseia-se principalmente na habilidade do corpo de encontrar seu equilíbrio, o que chamamos de Homeostase. Assim o Osteopata busca sempre devolver a mobilidade do corpo, estimulando este processo, facilitando desta forma que o próprio organismo resolva sua enfermidade (como a dor ou outros sintomas).

5- No Brasil, o Osteopata é Fisioterapeuta.

No Brasil, a Osteopatia é regulamentada como especialidade do profissional Fisioterapeuta, com curso de especialização de no mínimo 1500 horas, com duração mínima de 2 anos, mas a formação completa em Osteopatia costuma alcançar os 5 anos, compreendendo conteúdo teórico e prático, estágio em Osteopatia, e prática de pesquisa. Em outros lugares do mundo a Osteopatia pode ser encontrada como uma profissão independente, ou uma especialidade médica

Indicações da Osteopatia (clique aqui)

Contraindicações da Osteopatia (clique aqui)

Leave a Comment