Osteopatia em dores inflamatórias

aosteopatia_dores_inflamatóriasA Osteopatia - Dores Inflamatórias

A Osteopatia no tratamento de dores inflamatórias

Toda semana algum paciente me pergunta “Osteopatia trata tendinite, bursite, artrite, ou
qualquer outra ite?”
Para responder esta pergunta precisamos ter alguns conceitos bem esclarecidos:

Primeiro, todos estes diagnósticos se referem a uma inflamação do tecido acometido. Esse
evento ocorre toda vez que um tecido do nosso corpo (uma articulação, tendão, ligamento,
etc.) sofre uma lesão, a fim de recuperar a sua integridade nosso organismo gera uma cascata
de eventos que permite sua reparação, para que seu funcionamento seja recuperado.
Assim, o processo inflamatório é um acontecimento necessário e positivo em nosso corpo.
Como ele acaba se tornando um problema?

Vamos ao segundo ponto. Disse aqui que esta inflamação é fruto de uma lesão do tecido, esta
lesão por sua vez pode ser gerada de forma súbita, por um trauma por exemplo, ou evoluir
com o tempo, principalmente quando há desequilíbrios mecânicos em nosso corpo, gerando
sobrecargas em determinadas regiões, que com o tempo lesionam aquele tecido.
Imaginando o cenário em que temos uma sobrecarga na articulação do ombro, que gera
diariamente pequenas lesões nos tecidos que ali se encontram (cápsula articular, bursa,
tendões dos músculos bíceps braquial e supraespinhoso), temos como resultado uma resposta
inflamatória contínua, em que o corpo tenta todos os dias recuperar estes tecidos. Desta
forma produzimos um processo inflamatório crônico, e que na maioria das vezes, continua
presente mesmo depois de tomar um anti-inflamatório, isso porque a causa desta lesão, que é
o desequilíbrio mecânico, continua existindo.

Por fim, respondendo aos meus pacientes: “A Osteopatia não trata uma inflamação! Sim você
entendeu bem, vou explicar o porquê”.
O objetivo da Osteopatia é recuperar o equilíbrio do corpo, devolvendo boa mobilidade a
todos os seus tecidos. No caso de uma inflamação em determinada região, o profissional irá
avaliar o paciente, encontrar quais estruturas no corpo contribuem para esse desequilíbrio e
recuperar a mobilidade de cada um desses. Desta forma, diminuímos a sobrecarga que havia
nos tecidos lesionados (além de promover melhor vascularização destes e diminuir sua
sensibilidade a dor), tratando assim a causa da lesão, ou seja, a causa da inflamação.
A partir deste ponto, o próprio corpo consegue promover a reparação do tecido, e se não há
causa, a inflamação não é mais necessária. Ou seja, havendo equilíbrio, o próprio corpo é
responsável por “tratar” a inflamação, a Osteopatia facilita este processo.

Quer entender melhor como a Osteopatia funciona?
Leia mais aqui.